sábado, dezembro 03, 2011

POUPAR NO NATAL NÃO CUSTA NADA!

Como poupar no Natal? Aqui ficam algumas ideias:

Estabelece um orçamento. Será muito mais fácil e menos dispendioso fazer compras de Natal se estabeleceres um orçamento prévio. Elabora uma lista com os nomes das pessoas que pretendes presentear, dividindo-as em 2 grupos: crianças e adultos. Depois, tendo em conta a extensão dessa lista e o dinheiro que tens disponível para prendas, estabelece um valor para adultos e outro para crianças (por exemplo: até €25 para adultos e até €20 para crianças).
Ganhar para gastar.  Esta ideia aplica-se a muitas outras coisas novas ou semi-novas que possas ter arrumadas em casa, completamente esquecidas. Porque não vendê-las a quem lhes dá mais utilidade, por exemplo online.
Pai Natal secreto. Porque não este Natal comprar só uma prenda, e em conjunto com os seus amigos ou familiares, juntarem as prendas que cada um comprou e fazerem uma partilha, por exemplo cada um leva a sua prenda e mete dentro de um cesto, e cada pessoa vai tirando uma as "cegas" sem saber o que lhe espera nem quem lhe ofereceu :) 
Troca prendas por promessas. Em vez de comprares presentes, oferece aos amigos um jantar ou uma saída, aos teus pais um mês inteiro a fazer-lhes as compras, uma massagem e um jantar romântico por mês para a tua cara-metade. E comunica aos mesmos que também aceitas esse tipo de prenda! Aqui, é realmente a intenção que conta!
Começa a comprar cedo. Quanto mais cedo começares a comprar as prendas de Natal, mais tempo terás para procurar o presente ideal. A tua carteira beneficiará se comprares uma ou duas prendas por mês durante 6 meses, do que se comprar 12 prendas na semana antes do Natal. Para além disso, as compras efectuadas próxima da data serão feitas à pressa, sem grande reflexão e provavelmente a preços mais elevados.
Aproveita os saldos. Dando continuidade à ideia anterior, aproveita os saldos de Inverno (sim, logo a seguir ao Natal) e de Verão para adquirir prendas natalícias. São muitas as ideias para aproveitar: livros, perfumes, bijutaria, acessórios…
Faz tu mesmo. As prendas caseiras voltam a estar na moda e qualquer pessoa gosta de receber um cestinho recheado de miminhos como marmelada e compota caseira, bolachas ou bolinhos confeccionados na tua cozinha, uma garrafa de vinho da colheita do teu pai, um belo laçarote e… um sorriso garantido claro! Para além dos “cestos de miminhos”, existem inúmeras outras ideias: fazer velas, bijutaria, confeccionar um álbum ou caderno com papel mais grosso, muito bonito, alguns furos e fitas de cetim… Para além de sentirem o carinho e o tempo que lhes dedicou, a pessoa terá em mãos um presente exclusivo.

4 comentários:

Obrigada pela tua opinião! NICE&BEAUTY